Mestre Zambi




Nascido em Itabuna Bahia, em 1957. Passou sua infância na Praia do Malhado em Ilhéus, passava o tempo vendo e ajudando os pescadores no arrasto das redes de pesca, ganhava os peixes menores para ajudar no sustento da família, e ali mesmo brincava nas areias da praia. Em torno dos seus 10 anos de idade, nas ruas de Campinhos brincava de lutar com os amigos, influenciado na época pelos Lutadores de Telecatch, grande sucesso nos anos 60. Foi quando um rapaz novo, vendo os meninos brincarem de lutar, aproveitou-se para ensinar golpes de capoeira, e o primeiro golpe que o Mestre Zambi aprendeu foi o SDobrado.

Aos 16 anos já em São Paulo, treinou capoeira no Bairro da Brasilândia com o Mestre de nome Waldemar, o conheceu na quadra da Rosas de Ouro. Mas Mestre Waldemar, morreu um tempo depois.

Em Setembro de 1978, houve um Festival de Capoeira em São Paulo no estádio do Pacaembu, foi quando conheceu Mestre Suassuna e seu trabalho, era então maior grupo de capoeira da época, a Associação de Capoeira Cordão de Ouro. Fez alguns bicos e juntou dinheiro suficiente para pagar antecipado três meses de academia, e assim começou a treinar. Suassuna o apelidou de Risadinha.
Na capoeira era visto e lembrado, por seu jeito brincalhão de jogar com os adversários, além de ser muito rápido.

Já era formado a Contra Mestre, quando foi convidado pelo Mestre Suassuna para ir, juntamente com outros professores, Biriba, e Marcelo Caveirinha aos EUA. Lá Mestre Zambi passou a dar aulas. É um dos pioneiros a ensinar e a divulgar a cultura da capoeira fora do Brasil.

Nessa época Mestre Zambi já tinha seu próprio grupo, que era a Associação de Capoeira Filhos de Zambi, e quando foi para exterior, deixou seu grupo sobre a responsabilidade do seu discípulo mais velho, o Saudoso Branco.

Mestre Zambi saiu dos EUA, e foi para Colômbia, onde passou pouco período dando aulas de capoeira, e após retornou para o Brasil, e retomou seu trabalho no seu grupo.

Certo dia sua mãe finada Dona Nair ouviu no rádio que um rapaz de apelido Risadinha teria sido morto a tiros, e Dona Nair entrou em total desespero, pensando que seu filho havia morrido, e quando ele chegou em casa sua mãe desabou em prantos, foi quando resolveu adotar o nome Zambi. A escolha desse nome, se deu primeiramente para homenagear os tempos de escravidão dos negros, pois Zambi foi um dos Filhos de Ganga Zumba no Quilombo de Palmares e também por achar um nome forte e bonito, posteriormente teve ciência que na cultura Banto significa"Deus Supremo".

Por sede de aprendizagem, seguiu sua estrada na capoeira e teve a oportunidade de conviver com o saudoso angoleiro Mestre Gato Preto da Bahia, chegaram a morar juntos por um tempo em São Paulo. Mestre Gato então o formou a Mestre. Na Capoeira Angola, não são dadas graduações de cordas, cordéis ou cordões. Mas em um caso especial, Mestre Gato deu o cordão branco para Mestre Zambi, graduação essa que é máxima no mundo da capoeira.

Texto redigido por Juliana Correia*

5 comentários:

  1. Mestre que tive o prazer e a oportunidade de conhecer. Não só pelo seu e conhecimentos técnicos e práticos, mas pela sua humildade e simpatia. Com ele aprendi que acima de tudo o que prevalece é a humildade. Conheci ele há uns 5/6 anos atrás, mas ainda lembro de sua postura com os demais. O fato que mais me marca é que um grupo de uma média de 30 pessoas estavam reunidas quando ele chegou com mais um Mestre, esse outro Mestre nos cumprimentou de uma vez, ele não!! Foi um a um e cumprimentou todos com a mesma simpatia que sempre teve. Me orgulho de um dia o ouvir cantar, jogar, ensinar, enfim de ter conhecido a pessoa dele!

    ResponderExcluir
  2. Tive o prazer de pofer frequentar sua academia em uma roda de visitantes, quando sua academia ficava na Sta Terezinha(Mandaqui) la em uma roda cheia de energia positiva e muita ginga, quebrei 1 defo do pé esquerdo, mas era tanta mandinga, tanta energia que nem me dei conta do fato em si, somente depois de terminar a roda e o sangue esfriar que fui reparar no dedo roxeado e dolorido. Neste dia tive o prazer de jogar com Mestre Zambi, Jaguara, Cabecinha, Peixe Cru e alguns graduados. E como sempre Mestre Zambi rápido em sua perna esquerda, sempre sorridente e atncioso com tds. Eu posso me considerar sortudo por conhecer uma lenda Viva no Mundo da Capoeira..... Iiieeeeeeeee Mestre Zambi.
    S.R.S.

    ResponderExcluir
  3. Tive o prazer de pofer frequentar sua academia em uma roda de visitantes, quando sua academia ficava na Sta Terezinha(Mandaqui) la em uma roda cheia de energia positiva e muita ginga, quebrei 1 defo do pé esquerdo, mas era tanta mandinga, tanta energia que nem me dei conta do fato em si, somente depois de terminar a roda e o sangue esfriar que fui reparar no dedo roxeado e dolorido. Neste dia tive o prazer de jogar com Mestre Zambi, Jaguara, Cabecinha, Peixe Cru e alguns graduados. E como sempre Mestre Zambi rápido em sua perna esquerda, sempre sorridente e atncioso com tds. Eu posso me considerar sortudo por conhecer uma lenda Viva no Mundo da Capoeira..... Iiieeeeeeeee Mestre Zambi.
    S.R.S.
    04/08/2016
    21:27hrs

    ResponderExcluir
  4. Vc é meu mestre da capoeira espote lindo de fazer eu fui seu aluno na COHAB taipas no sentro comunitário fica com Deus mestre cadê o ZAP 👍👊👏👏✌️

    ResponderExcluir
  5. Tive o prazer de conhecer e ser aluna na Av Tucuruvi com a então chamada filhos de Zambi,o mestre Zambi sempre foi muito doutrinador, mais a vida nos leva a trilhar nossa própria história,casei tive filhos,que tbm entraram para capoeira, Deus levou duas com leocemia,e hj então meus netos praticam com muito amor a capoeira, obrigada mestre Zambi,olorum asé 💚

    ResponderExcluir